APAIXONADO POR IMAGENS E, AINDA MAIS,
POR IDEIAS.
Trabalho com criatividade e direção de arte há mais de 15 anos. Iniciei minha carreira na faculdade de Publicidade e Propaganda da ESPM, em Porto Alegre, e de lá pra cá foram diversas experiências profissionais. Desde a mais inusitada, como guia do Museu da História da Propaganda Brasileira, até a mais desafiadora, quando fundei uma agência de comunicação e marketing para pequenos negócios.
Minha história também foi escrita dentro dos departamentos de criação. Fiz parte do time criativo da DCS, reconhecida pela excelência em direção de arte; da Dez, que fez história com suas campanhas inusitadas e bem humoradas; da Competence, destaque em visão estratégica da comunicação e, por fim, da Morya (atual HOC), que apesar de nova no mercado, logo chamou atenção e foi reconhecida em 2016 como a agência do ano do RS.
O convívio com publicitários renomados aumentou meu fascínio pelo inusitado e mostrou o valor das ideias no processo de comunicação. Por outro lado, o contato com grandes marcas me ensinou a necessidade de tornar cada concepção criativa justificável e mensurável.
Na busca dos porquês de uma solução original e de ser cada vez menos comum, ainda na faculdade, me especializei também em Criação Publicitária e em Marketing. A união desses conhecimentos moldou meu processo de trabalho, assim como despertou minha vontade de contribuir para o crescimento de pequenas empresas, dando início à minha primeira experiência como empreendedor.
Em 2008, fundei a Mi Casa Su Casa, agência que oferecia não apenas serviços de comunicação, mas também de consultoria em marketing. A iniciativa durou alguns anos e em 2011 voltei para a propaganda como Diretor de Arte. Ainda não estava 100% pronto para todos os desafios que envolvem o mundo dos negócios.
O crachá não durou muito no pescoço, pois a vontade de voltar a empreender ainda era grande. Em 2018, iniciei minha segunda empresa, a Desdobra, um projeto que surgiu para ajudar as agências a terem mais produtividade criativa e estratégica, assumindo a criação dos desdobramentos de campanhas publicitárias. Teve uma ótima aceitação pelo mercado, já a minha, nem tanto. O lado direito do cérebro começou a entrar em conflito com o esquerdo, e a necessidade de criar clamava pelo tempo que a gestão de um negócio tomava sem dó.
Por isso, hoje tenho um estúdio criativo que uniu a veia empreendedora com a possibilidade de criação. Junto com agências, ou diretamente com as empresas, dou vida a marcas, criando diferenciação através da estratégia, criatividade, arte e do design.
Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Só segura um minuto que vou ali pegar um café.
SÓ SEI QUE NADA SEI.
Além de colocar a mão na massa, gosto de compartilhar experiências e conhecimentos sobre criatividade, direção de arte e empreendedorismo. Já fiz palestras sobre novos formatos de agências, orientei alunos em projetos de conclusão de curso e avaliei trabalhos em concursos de criatividade. Descobri que interações como essas ampliam meu aprendizado e contribuem (nem que seja um pouco) para a formação dos futuros publicitários e empreendedores.
in my life.
Meio uruguaio, meio brasileiro. Meu primeiro contato com a arte foi com os videogames e quadrinhos, que me acompanham até hoje. Minha paixão por café me levou a fazer um curso de Barista lá em São Paulo. Sou fã do Rocky Balboa, tenho a coleção de todos filmes nos formatos disponíveis: do VHS até o Blue-ray . Meu amor não é de Carnaval e sim de Copa do Mundo, conheci minha esposa na copa do mundo aqui do Brasil, em 2014. Tenho um violão e um dia pretendo tocar mais do que as músicas do Legião. Compro muitos livros que talvez nessa vida não consiga ler. Finalmente, cumpri a promessa de deixar um pouco o mouse de lado e voltar para o pincel.
To be continued...
HELLO MOKO!
contato@mokoestudio.com
+55 51 99197.29.79
Back to Top